Correio Popular Notícia



Governos estadual e municipais se unem pela melhoria na saúde

Data da notícia: 28/01/2013
Foto:

(Da Redação) ?Tratar a saúde e não só a doença?. - Este é o principal propósito firmado entre Municípios e Estado, que visam otimizar a atenção básica de saúde em Rondônia. Políticas transformadoras e estratégias a serem implantadas em sintonia com o Ministério da Saúde para o setor foram discutidas durante do Seminário de Acolhimento e Integração de Novos Gestores Municipais em Porto Velho. Na solenidade em que compareceram autoridades estaduais e federais ligadas ao seguimento, o presidente da AROM (Associação Rondoniense de Municípios) e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, leu e entregou uma carta tratando o comprometimento dos gestores municipais e estaduais com as melhorias na prestação do serviço público de saúde.
A iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde objetiva desenvolver um processo de mudança ou aprimoramento da atual cultura de gestão e qualificação da atenção básica. A ideia, conforme consta da carta lida pelo presidente Vitorino Cherque, é envolver, mobilizar e responsabilizar os gestores estaduais, municipais e locais além das equipes e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120129-141.jpg[/IMG] A nova modalidade de atendimento, que prioriza trabalhar ações preventivas, será implementada através do PMAQ (Programa Estadual de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). O programa foi lançado no evento pelo governador Confúcio Moura, através do novo secretário estadual de saúde, Williames Pimentel. ?A priorização de recursos à Saúde e a ampliação da parceria do governo estadual e governos municipais devem trazer mais agilidade ao atendimento e aumentar a qualidade de vida dos rondonienses?, avaliou o dirigente da Arom. Vitorino elogiou a forma enérgica da nova gestão da SESAU, principalmente em razão do chamamento da responsabilidade com as demandas de saúde pública relacionadas ao baixo volume de dinheiro para fazer investimentos. Para ele, ?a implantação do programa PMAQ-Rondônia é sinônimo de que a Saúde nos municípios deve vivenciar um novo momento, com uma maneira aprimorada de acolher, prevenir e tratar pacientes?. Falando em nome dos 52 prefeitos, o gestor colocou a associação à disposição para firmamento de parcerias em prol de uma saúde melhor para todos os rondonienses. Com informações de Willians Luiz ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1213 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.